Iniciativa para que a ikurriña esteja presente no txupinazo dos Sanfermines de 2011.
A kalejira festiva, repleta de ikurriñas, partirá às 11h00 da Rua Chapitela, na esquina da Praça do Castelo, e dirigir-se-á até à Praça do Município.
Uma kalejira «que irá decorrer em ambiente festivo, participativo, com normalidade e naturalidade, com as ikurriñas na mão, sem esconder os nossos símbolos, nem o nosso sentimento», disseram os promotores em conferência de imprensa na sexta-feira em Iruñea.
Disseram ainda que não procuram «qualquer tipo de confronto, mas simplesmente garantir a presença da ikurriña na Udaletxe Plaza, um símbolo inteiramente legal e legítimo». Referiram-se também ao facto de a «caça» movida nos últimos anos «contra os símbolos que os identificam como euskaldunes, contra as festas populares e contra a cultura basca de um modo geral ter sido uma constante na actuação de quem governa o Município de Iruñea», tendo dado como exemplo o que aconteceu o ano passado no txupinazo.
Geurea Ikurriña! Inposaketarik ez.Fonte: SareAntifaxista e ateakireki.com
O Bildu pediu ao Município de Iruñea que respeite o direito das pessoas a mostrar a ikurriña no txupinazo
No fim-de-semana que vem começam as festas de San Fermin em Iruñea, e anteontem o Bildu pediu à Câmara Municipal que respeitasse o direito das pessoas a levar a ikurrina para o txupinazo. Nos últimos anos, agentes da Polícia Municipal, colocados nas entradas da praça, confiscam as bandeiras às pessoas, sendo que no ano passado se verificaram incidentes graves quando, com a praça a rebentar pelas costuras, os polícias ali entraram à força e levaram uma grande ikurriña. Na sequência desses incidentes, iniciou-se um novo julgamento em Iruñea, em que são arguidos diversos jovens.
Notícia completa: Berria