terça-feira, 2 de agosto de 2011

Manifestação contra o mandado de detenção europeu a 15 de Agosto

Numa altura em que se aguarda o veredicto do tribunal de apelação de Agen, previsto para dia 17 de Agosto, sucedem-se as mobilizações em solidariedade com Daniel Derguy. Agora foi o Colectivo basco contra o mandado europeu a convocar uma manifestação para dia 15 de Agosto, às 17h00, em Donibane Garazi (Nafarroa Beherea). Uma acção de protesto que se pretende «unitária e massiva».

«Denunciámos a aplicação do mandado europeu a Aurore Martin, e agora denunciamos igualmente a sua aplicação a Daniel Derguy», afirma o colectivo em comunicado. Uma posição que justificam, também, com a recusa do «princípio da dupla condenação», na medida em Derguy já foi anteriormente condenado e cumpriu pena.

Com o mandado europeu emitido contra este Basco natural de Hazparne (Lapurdi), o «Estado espanhol demonstra a sua vontade de prosseguir na senda da repressão, com a colaboração activa do Estado francês», afirma o colectivo, «quando no País Basco se faz um esforço em busca de uma resolução política». Recorrendo à via judicial, o Estado está a dar uma outra «roupagem à repressão política». / G.T.
Fonte: Lejpb

Ver também: «Manifestação em Donibane Garazi para pedir a anulação do mandado europeu contra Dergi», de Arantxa MANTEROLA (Gara)

Iruñea: Familiares congratulam-se com libertação de duas presas e pedem fim da repressão frente à sede do PSOE
105 pessoas juntaram-se ontem na concentração semanal em frente à sede do PSOE, na qual foi mencionada a libertação de Amaia Elkano e Garbiñe Urra. «Já são menos duas injustamente encarceradas. Já são mais duas em suas casas, nas suas terras», referiram. Também pediram ao PSOE que acabe com a repressão e os «julgamentos farsa».

Leitura:
«Ongi etorri», de Dani SARALEGI (Iruindarra via ateakireki.com)