sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A Ahaztuak organiza jornada em defesa da memória histórica democrática e antifascista

A Ahaztuak 1936-1977 vai organizar este domingo, 13, na localidade biscainha de La Arboleda / Zugastieta, o «Oroimenaren Eguna 013 / Dia da Memória 013», que terá como lema «Zuhaitz bereko hostoak» [Folhas da mesma árvore]. É o quinto ano consecutivo em que a associação de vítimas do golpe de estado, da repressão e do regime franquista leva a efeito esta jornada reivindicativa da «memória histórica democrática e antifascista de Euskal Herria e de todas as vítimas do franquismo», na qual exige «o fim da impunidade para todos os crimes cometidos por esse regime e para os seus autores».

Na nota emitida pela associação, destaca-se o facto de, na cerimónia, se honrar a memória e reivindicar o estatuto de lutadores antifascistas de muitas dessas vítimas, «independentemente da organização em que militaram ou da forma de luta utilizada para enfrentar o regime fascista».

Para a Ahaztuak, esta memória «possui também um importante conteúdo de classe, de luta operária e popular por uma divisão justa e equitativa da riqueza, pela melhoria das condições laborais», e, por isso, a escolha de La Arboleda não foi um acaso. Ali «nasceu, em grande medida, o movimento operário biscainho e basco», sendo assim o local indicado para «reivindicar a continuidade dessa luta histórica e da sua memória, num momento em que as condições laborais e sociais que tanto custaram a ganhar - com a luta, com greves, com a prisão, com sangue - nos estão a ser espoliadas sem contemplações», afirma-se na nota.

Periko Solabarria, «histórico e incasável lutador operário», será o convidado de honra numa jornada que contará com um acto de homenagem às pessoas que «foram vítimas da repressão fascista em Euskal Herria e em todo o Estado»; um almoço popular; e um espectáculo musical de Salvador Amor e Gabriel Ortega (apresentarão o seu conhecido trabalho Rojo cancionero y banderas rotas). / Ver: ahaztuak 1936-1977 via boltxe.info