terça-feira, 22 de outubro de 2013

TGV: Prossegue a campanha solidária com os tartalaris de Barcina

O movimento Mugitu! prossegue com a campanha de denúncia do julgamento, marcado pela AN espanhola para 18 de Novembro, das quatro pessoas incriminadas pela acção de «entartamento» a Yolanda Barcina, em protesto contra o TGV. De acordo com o Mugitu! AHT gelditzeko, o manifesto solidário com os arguidos, divulgado por este movimento, tem estado a receber grande apoio da parte de colectivos e de pessoas a título individual, tanto de Euskal Herria como doutros povos do Estado espanhol e da Europa.

No manifesto, além de se exigir a paralisação das obras do TGV e o arquivamento do processo aberto na AN espanhola, afirma-se que «acções populares como o "entartamento" de dirigentes que, como Yolanda Barcina, são responsáveis pela imposição do TGV escondendo as suas consequências nocivas e mentindo sobre o seu verdadeiro impacto ecológico e social, são perfeitamente legítimas e compreensíveis enquanto forma de protesto justa contra o TGV».

Por outro lado, denuncia-se a gravidade e desproporção das penas de 5 a 9 anos de prisão pedidas para estas quatro pessoas, que adoçaram a cara de Barcina. «Queremos que o fim deste processo propicie uma tomada de consciência sobre o carácter desnecessário e prejudicial do TGV e de outras infra-estruturas igualmente megalómanas e destrutoras», termina o texto.

O manifesto está disponível na página www.tavtazo.org, na qual há informação sobre as várias actividades que estão a ser desenvolvidas para denunciar este processo.

Próximas iniciativas:
No âmbito da campanha de protesto do Mugitu! contra o processo movido aos tartalaris, realiza-se esta semana, de 22 a 26 de Outubro, um ciclo de debates em vários centros sociais e associativos de Madrid; em simultâneo, estão a ser preparadas diversas iniciativas informativas e solidárias em Euskal Herria: Iruñea, Tafalla, Donapaleu, Irun, Lezo, Orereta-Errenteria, Donostia, Tolosa, Azpeitia, Durango e Gasteiz.

Convocatória de mobilizações:
-7 de Novembro: concentração (13h00) frente à sessão plenária da Comunidade de Trabalho dos Pirinéus (CTP) que se realiza no Baluarte de Iruñea. (Recorde-se que foi numa sessão da CTP de há dois anos, em Toulouse, que se levou a efeito a acção contra o TGV por via do «entartamento» de Yolanda Barcina.
-12 de Novembro: jornada de acções e convocatórias descentralizadas.
-16 de Novembro: manifestação em Iruñea pela paralisação do TGV e em solidariedade com os tartalaris. / Mais informação: Mugitu! via boltxe.info