domingo, 20 de outubro de 2013

Grupo de jovens denuncia julgamento de Imanol González e apresenta iniciativa «Imanol Libre»

Um grupo de jovens deu ontem uma conferência em Bilbo para denunciar a situação de Imanol González, jovem de Karrantza (Bizkaia) que vai ser julgado na AN espanhola a 13 de Janeiro, e apresentar a iniciativa «Imanol Libre». O jovem foi detido e encarcerado em Setembro de 2012 por alegadamente ter participado na sabotagem de um autocarro na greve geral de 29 de Março.

Os jovens ontem reunidos em Bilbo criticaram a detenção e este processo judicial, que entendem como um ataque à actividade política em que Imanol estava então envolvido - no processo ZukGua, do qual haveria de surgir a organização juvenil revolucionária Ernai. «O objectivo do principal instrumento de repressão do Estado espanhol, a Audiência Nacional, é julgar a dissidência política e social», afirmaram.

«Quando a maioria política e social deste país decidiu dar passos firmes em prol da resolução do conflito político, o Estado mantém-se na sua posição imobilista», recorrendo à repressão.

E prosseguiram com a alusão a vários episódios dessa repressão, para além do de Imanol: os julgamentos dos grebalaris de Bilbo, as detenções de Luis e Xapo, a operação contra o Herrira, os macro-processos políticos contra a Segi e o Batasuna, que estão a decorrer na AN, ou a detenção, esta semana, de seis navarros por exibirem uma ikurriña no txupinazo das festas de San Fermin.

No final, fizeram um apelo à participação na manifestação de dia 26, em Bilbo, contra os julgamentos políticos. / Fonte: topatu.info / VÍDEO: Conferência de imprensa - «Imanol libre» (eus / cas)