
Começa na segunda-feira, 14, o julgamento relativo ao processo 26/11, no âmbito do qual a Segi foi ilegalizada e dezenas de jovens foram detidos, ficaram incomunicáveis e foram torturados. Com acusações assentes nos depoimentos arrancados sob tortura enquanto estavam incomunicáveis, quarenta jovens independentistas serão julgados.
Três dias depois, a 17, começam na Audiência Nacional espanhola as sessões relativas ao macro processo 35/02, contra a direcção do Batasuna, Euskal Herritarrok e Herri Batasuna, no âmbito do qual serão julgadas 36 pessoas.
Dez dos 76 arguidos nos dois processos são de Gasteiz: Antton Morcillo, para quem a Procuradoria pede dez anos de prisão (no processo contra a direcção política do HB), e nove jovens envolvidos no processo da Segi, para quem a Procuradoria pede seis anos de prisão: Aitor Liguerzana, Bittor González, Goizane Pinedo, Ion Anda, Jagoba Apaolaza, Jon Liguerzana, Nestor Silva, Unai Ruiz e Zumai Olalde.

«Hoje estamos nesta praça porque queremos fazer um apelo aos gasteiztarras para que unam os seus esforços e construam uma muralha popular para fazer frente às medidas de excepção como as que foram aplicadas ao Herri Batasuna ou à Segi, entre muitas outras organizações», afirmaram, realçando a importância da «pressão popular».
Antes de terminar, anunciaram as diversas iniciativas que vão realizar nos próximos dias e pediram a todo os gasteiztarras que participem, este domingo, dia 13, na marcha desobediente e contra os julgamentos políticos que o «muro popular» de Iruñea vai levar a cabo. Em Gasteiz, haverá uma manifestação no dia seguinte, às 19h00, a partir da Babesgabetuen plaza (Praça das Desamparadas). / Ver: Gasteizko Harresia via BorrokaGaraiaDa e gazteiraultza.info
«Pescadores barbudos» da ikurriña voltam à carga
Os activistas penduraram um lenço cor-de-laranja gigante sobre a Gaztelu Plaza, em Iruñea, fazendo assim um apelo à participação no muro popular (askegune) que este domingo ali terá lugar e mostrando a sua solidariedade a Luis Goñi e Xabier Sagardoi. A Polícia Municipal encarregou-se de retirar o lenço gigante dali. Fonte: ateakireki.com