
Uma delas decorreu às portas da prisão de Lyon, onde três cidadãos bascos viriam a ser detidos. De acordo com a Polícia francesa, os detidos foram Julen Lasarte, Bingen Arrizabalaga e Jose Manuel Segadesaras, que foram libertados algumas horas mais tarde.
Também em Baiona se realizou uma concentração para denunciar a situação de Labaka e Aranburu. Dezenas de pessoas participaram na mobilização, tendo afirmado que, apesar dos pedidos insistentes dos presos para se reunirem com o director da cadeia, este não lhes deu resposta. Aranburu e Labaka deram então início a uma acção de protesto, de desobediência civil, que obteve como resposta uma «brutal agressão a ambos os presos».
Os presentes criticaram de forma veemente estes «acontecimentos». Afirmaram que Christiane Taubira, ministra da Justiça no Estado francês, é uma das responsáveis pela situação, e, como tal, enviaram-lhe uma carta. No escrito, para além de exporem a situação dos presos, pedem a Taubira que assuma a responsabilidade no caso. / Ver: kazeta.info