domingo, 27 de outubro de 2013

Protestos contra a situação dos presos bascos na cadeia de Lyon

No dia 10 deste mês, os presos políticos bascos Urko Labaka e Xabier Aranburu foram alvo de uma agressão por parte de um funcionário que trabalha no estabelecimento prisional de Lyon. Para além disso, ficaram proibidos de participar em actividades na cadeia. Para denunciar esta situação, ontem realizaram-se várias acções de protesto.

Uma delas decorreu às portas da prisão de Lyon, onde três cidadãos bascos viriam a ser detidos. De acordo com a Polícia francesa, os detidos foram Julen Lasarte, Bingen Arrizabalaga e Jose Manuel Segadesaras, que foram libertados algumas horas mais tarde.

Também em Baiona se realizou uma concentração para denunciar a situação de Labaka e Aranburu. Dezenas de pessoas participaram na mobilização, tendo afirmado que, apesar dos pedidos insistentes dos presos para se reunirem com o director da cadeia, este não lhes deu resposta. Aranburu e Labaka deram então início a uma acção de protesto, de desobediência civil, que obteve como resposta uma «brutal agressão a ambos os presos».

Os presentes criticaram de forma veemente estes «acontecimentos». Afirmaram que Christiane Taubira, ministra da Justiça no Estado francês, é uma das responsáveis pela situação, e, como tal, enviaram-lhe uma carta. No escrito, para além de exporem a situação dos presos, pedem a Taubira que assuma a responsabilidade no caso. / Ver: kazeta.info