quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Arkaitz Artola, da Gaztesarea, foi absolvido

O jovem donostiarra Arkaitz Artola foi julgado no tribunal de excepção espanhol a 24 de Setembro último, sendo acusado de colaboração com «organização terrorista» por participar no projecto comunicativo do movimento juvenil Gaztesarea. Apesar das acusações formuladas contra ele e dos seis anos de prisão pedidos pelo Ministério Público, o tribunal espanhol absolveu-o.

A Guarda Civil acusou a Gaztesarea de colaborar com a organização juvenil revolucionária Segi por divulgar o resultado de sorteios de rifas para o financiamento da organização.

A Gaztesarea nasceu a 1 de Março de 2003, pretendendo ser um instrumento comunicativo do movimento juvenil; no dia 29 de Julho de 2009, a Guarda Civil entrou na sua sede, em Andoain (Gipuzkoa), e prendeu várias pessoas, sendo uma delas Arkaitz Artola. Nove pessoas foram constituídas arguidas, mas só Artola acabou por ir a julgamento. / Ver: topatu.info

PARLAMENTO DE GASTEIZ PEDIU LIBERTAÇÃO DOS PRESOS DO «CASO BATERAGUNE»
O EH Bildu apresentou uma proposta em que se pede a libertação de Arnaldo Otegi, Rafa Díez, Sonia Jacinto, Miren Zabaleta e Arkaitz Rodríguez, que foi aprovada com os votos da coligação soberanista e do PNV. PSE-EE, PP e UPyD votaram contra.

Assim, o Parlamento pediu a libertação dos cinco; solicita também ao Governo de Lakua que tome as medidas necessárias para esse efeito. PSE, PP e UPyDk criticaram o PNV-EAJ por ter votado a favor. / Fonte: Berria