segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Representantes dos EHL reafirmam o compromisso com Euskal Herria no encontro anual da Askapena

Eram 40 ou 45 pessoas, mas representavam muitas outras. Tratava-se de representantes dos Euskal Herriaren Lagunak (Amigos do País Basco) que foram até ao País Basco para participar no encontro anual organizado pela Askapena.

Uns chegaram na sexta-feira, outros no sábado de manhã, de avião, autocarro ou carro, fazendo centenas de quilómetros para estar presentes neste fim-de-semana em que se partilharam as experiências solidárias no dia-a-dia do compromisso com Euskal Herria e os seus perseguidos políticos, mas sobretudo para ganhar novas forças, para continuar a denunciar, de múltiplas formas, os julgamentos, a repressão, a manipulação mediática a que o povo basco é submetido.

Ao longo do fim-de-semana, houve contactos e troca de experiências com representantes do sindicato LAB, do Sortu, da associação de familiares de presos políticos Etxerat. Participaram também em diversas concentrações, com uma faixa em que se lia «Amigos y amigas del pueblo vasco con lo presos y sus familiares».

Este ano, o encontro organizado pela Askapena realizou-se em Bilbo, na sexta-feira, e no Vale de Arratia, em Lemoa, no sábado. Aqui, foram muitas as emoções vividas e partilhadas, tanto na kalejira internacionalista, em que todos cantaram juntos, como no acto político, durante o qual os habitantes da localidade biscainha aplaudiram longamente os amigos e amigas de Euskal Herria.

Também emocionantes foram os momentos em que se ouviram as mensagens que chegaram de outros continentes, como a carta enviada de Cabo Verde pelo refugiado político Tomás Linaza, natural de Lemoa, ou a mensagem de vários representantes dos Euskal Herriaren Lagunak da Argentina.

A jornada terminou com um jantar popular de homenagem e com uma festa internacionalista no Gaztetxe. / Ler crónica na íntegra em askapena.org