domingo, 20 de outubro de 2013

Catalunya: a Esquerra Independentista reclama a independência «para mudar tudo»

Ontem à tarde, cerca de 15 mil pessoas, de acordo com os organizadores, manifestaram-se pelas ruas de Barcelona numa mobilização nacional convocada no âmbito da campanha «Independencia per canviar-ho tot», na qual se afirmou que a independência é «imprescindível», mas que não basta por si mesma: tem de servir «para mudar tudo».

A manifestação foi convocada por várias organizações e colectivos da esquerda independentista catalã, sob um lema que visa atribuir conteúdo social e de ruptura ao processo de emancipação que o país vive.

A marcha, que partiu da Praça da Universidade e terminou na Praça da Catedral, reuniu vários milhares de pessoas e contou com a presença de várias organizações sectoriais e de núcleos locais de organizações da esquerda independentista e de outros colectivos de esquerda. À frente, seguiam os deputados da CUP David Fernández e Quim Arrufat, o escritor Julià de Jòdar, bem como David Companyon, da ICV.

Enquanto porta-voz da campanha, Aitor Blanco disse a vários órgãos de comunicação que o propósito subjacente à manifestação era ligar o processo de independência «à mobilização das classes populares, com o objectivo de conduzir a sociedade a um outro modelo, a uma ruptura». «A independência não pode ser uma simples mudança de bandeiras, tem de servir para desencadear todo o tipo de debates, incluindo sobre questões como a União Europeia».

Esta campanha teve início em Julho e tem estado a decorrer em todo o país. A ideia é que é possível iniciar, em todos os Países Catalães, uma dinâmica política de ruptura com os estados espanhol e francês e, em simultâneo, com o sistema socioeconómico imperante. No centro do debate estão os próprios Países Catalães, a mobilização popular e a soberania económica. / Fontes: llibertat.cat via boltxe.info e naiz.info