sábado, 26 de outubro de 2013

Iruñea: grande manifestação em defesa da ikurriña e das liberdades

Respondendo à convocatória da iniciativa Iruñea Askatasunez, centenas de pessoas manifestaram-se hoje ao meio-dia nas ruas da capital navarra. Denunciaram a «criminalização de pessoas e ideologias políticas» levada a cabo pelo Governo navarro, considerando que esta atitude constitui «um obstáculo à convivência e ao futuro» de Iruñea, e exigiram respeito por «todos os direitos dos cidadãos».

Na sua opinião, as detenções realizadas há algumas semanas por causa da exibição da ikurriña no txupinazo de 2013 são utilizadas para esconder escândalos urbanísticos e casos de corrupção.

Recordaram ainda que no dia 18 de Novembro treze habitantes de Iruñea serão julgados pelos incidentes que ocorreram durante o txupinazo dos sanfermines de 2010, quando a Polícia Municipal tentou impedir que mostrassem uma ikurriña na Praça do Município.

Em protesto contra este julgamento, foi convocada uma manifestação para 9 de Novembro; foi também anunciada uma iniciativa para acabar com a «Lei dos Símbolos». Ver: Berria e ateakireki.com