quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O LAB solidariza-se com todo o sector mineiro

Numa nota, o sindicato LAB expressa a sua «solidariedade à classe trabalhadora de Leão, bem como e de forma particular a todas e todos os trabalhadores do sector mineiro, tanto desta como de outras zonas». «O sector mineiro, como é sabido, tem sido especialmente atingido ao longo dos anos pela precariedade, a exploração e a falta de segurança», afirma o sindicato basco. «Infelizmente, também o nosso povo conhece essa realidade de perto».

Depois de enviar os «pêsames sentidos, um abraço e todo o apoio» aos familiares, amigos e colegas dos seis mineiros que faleceram no poço Emilio del Valle, o LAB afirma: «como dizia ontem mesmo um mineiro, "para ganhar o pão, perderam a vida". Mais que perdidas, foram-lhes tiradas, pois não há acidente laboral que não possa ser evitado, caso sejam aplicadas as medidas precisas».

E continua: «Os acidentes, as doenças laborais e as mortes de trabalhadoras e trabalhadores não são fruto do acaso, têm uma razão de ser bastante clara: antepor os lucros das empresas à segurança e, como tal, à vida das pessoas».

Assim, para o LAB «este é o exemplo mais cruel e evidente da necessidade imperiosa que a classe trabalhadora tem de lutar por um outro modelo, de lutar por mudanças políticas e sociais que, nos respectivos países, lhe permita alterar de forma radical o sistema imperante». / Ver: LAB Sindikatua