domingo, 27 de outubro de 2013

Nahaia, Mikel, Idoya: relatos de maus-tratos e torturas durante as suas detenções

Testemunhos de:
Nahaia Aguado Marin
Mikel Arkaitz Totorika Valle
Idoya Iragorri Petuya

«Nós, familiares e amigos de Mikel Totorika Valle, Idoya Iragorri Petuya e Nahaia Aguado Marín, habitantes de Sestao (Bizkaia), fazemos eco dos graves testemunhos de maus-tratos e torturas que estes sofreram enquanto estiveram detidos, e, por vontade expressa de cada um deles, queremos torná-los públicos, para que sejam do domínio público e se denunciem, por forma a acabar com esta prática infelizmente tão comum em todo o mundo e, em especial, no Estado espanhol.

O nosso propósito é que todos os agentes políticos, sociais, sindicais e culturais-desportivos sejam conhecedores do que sofreram e padeceram os nossos seres queridos por pensarem de uma determinada forma, a razão pela qual foram detidos, torturados e encarcerados.

Que crime cometeram? Não sabemos.

Porque tiveram de passar por esta terrível situação que só eles de facto conhecem? Não sabemos.

Terão sequelas físicas e psicológicas no futuro? Não sabemos.

Porque é que em pleno século XXI estas práticas são ainda comuns em muitas partes do mundo e no Estado espanhol (facto denunciado a nível internacional ) de forma sistemática? Não sabemos.

São demasiadas perguntas e poucas as repostas que nos ocorrem, excepto uma: é preciso erradicar de uma vez esta prática cruel, desumana, salvática, ilegal e antidemocrática. É esse o único objectivo que nós, familiares e amigos de Mikel, Idoya e Nahaia, temos em mente com esta denúncia: que os/as nossos/as filhos/as, irmãos/ãs e companheiros/as sejam os últimos torturados.

Será possível?»

Ler relatos em boltxe.info / Em pdf, aqui.