quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Funcionários agridem presos Urko Labaka e Xabi Aranburu na prisão de Lyon

Os presos políticos Urko Labaka (Donostia) e Xabier Aranburu (Ondarru) foram agredidos com violência pelos funcionários da prisão de Lyon-Corbas, no Estado francês, segundo divulgou a Etxerat numa nota.

A associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos afirma que os factos ocorreram no dia 10 de Outubro: por volta das dez manhã «os responsáveis da prisão entraram nas celas de Labaka e Aranburu, juntamente com funcionários antimotim. Levaram-nos até às celas de castigo suspensos no ar e de rastos, dando-lhes pontapés, fazendo com que as suas cabeças e joelhos batessem nas escadas, de forma bastante agressiva». Como o caminho até às celas de castigo era comprido, quando chegaram «sangravam da boca, quase não tinham roupa e apresentavam ferimentos nas costas e nos pulsos».

Esta agressão surge na sequência dos protestos que os três presos políticos bascos nesta prisão levam a cabo há meses para que os seus direitos sejam respeitados. Por exemplo, em Setembro deixaram de poder realizar actividades como o futebol ou o ginásio, que são a única hipótese que têm de poder sair das celas para além das duas saídas para o pátio de uma hora e meia; assim, decidiram realizar concentrações de protesto, e isso «gerou inquietação no seio dos funcionários», de tal forma que um deles «tentou agredir um dos presos políticos bascos; um outro funcionário teve de proteger o preso».

Por estas acções, no dia 9 foram sancionados com oito dias nas celas de castigo; no dia seguinte, Labaka e Aranburu foram então maltratados. No final da nota, a Etxerat sublinha que «esta situação inadmissível, que afecta centenas de famílias, tem de acabar; cada vez que recebemos notícias destas, mergulhamos na tristeza e na ansiedade». / Ver: naiz.info e etxerat.info (eus / cas)