terça-feira, 29 de outubro de 2013

Para a organização, proibição do UdazkenFest pelo Município de Gasteiz é uma «decisão política»

Para os organizadores, a proibição do festival solidário UdazkenFest pela Câmara Municipal de Gasteiz constitui uma decisão política. Convidaram as pessoas a darem «a devida resposta» à proibição, participando numa «manifestival» no sábado à tarde (19h30), a partir da Bilbo plaza. Depois, haverá concertos no gaztetxe. Afirmaram que vão prosseguir com o trabalho solidário com os presos e os seus familiares.

Os responsáveis pelo Udazkenfest, festival organizado para ajudar 56 famílias alavesas a fazer frente às despesas provocadas pela política de dispersão dos presos políticos bascos, deram hoje uma conferência de imprensa na capital de Araba para avaliar a decisão do Município de Gasteiz de proibir a realização do festival, e para dar a conhecer a sua resposta.

Os organizadores afirmaram que a Câmara Municipal de Gasteiz lhes comunicou a proibição à última hora [o festival era na quinta-feira], recorrendo a dois argumentos: falta de segurança privada e o facto de a organização ir obter lucros com a venda das entradas. Para os organizadores, a argumentação da Câmara para proibir o festival na véspera «não faz qualquer sentido».

Por um lado, afirmaram, a segurança foi garantida por voluntários; quanto ao dinheiro obtido com as entradas, foi anunciado há muito que o objectivo do festival era dá-lo às 56 famílias do herrialde que sofrem as consequências da política de dispersão. Como tal, consideram que proibição de Javier Maroto (PP) constitui uma «decisão política».

Criticaram ainda o Município pelo facto de «facilitar ou dificultar a utilização dos espaços municipais de acordo com os seus interesses políticos».

Os organizadores deram ainda informações sobre a questão das entradas: quem quiser continuar a comprá-las - porque a solidariedade continua a ser necessária - pode fazê-lo; quem quiser o dinheiro de volta também o terá: até 10 de Novembro nos locais onde eram vendidas; pela Internet, usando o mesmo e-mail com que se comprou a entrada. [Ver: udazkenfest.org]

Do cartaz do festival que era para ter lugar amanhã, agora cancelado em virtude da proibição referida, faziam parte os grupos Mandoilek, Arramazka, Gatillazo, Soziedad Alkoholika, Ze Esatek! e Tximeleta. / Ver: Berria e naiz.info