sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O LAB coloca a ikurriña e a navarra no Parque dos Bombeiros de Iruñea

O LAB pendurou uma ikurriña e uma bandeira navarra no Parque dos Bombeiros dos Trinitarios, em Iruñea, em solidariedade com dois bombeiros que estão imputados no caso «Pescadores Barbudos». Na ocasião, o porta-voz do LAB em Nafarroa, Igor Arroyo, efectuou declarações à comunicação social, acompanhado por Iñigo Balbas e Natxo Barriuso, imputados no caso da ikurriña gigante no txupinazo deste ano. Arroyo considerou que a perseguição à ikurriña está ligada ao regresso a certas práticas do tempo do franquismo que a UPN e o PP levam a cabo com o objectivo de desmobilizar a sociedade navarra.

«No franquismo, os navarros tinham de subir aos campanários para poderem mostrar a ikurriña; a partir de 1975, a ikurriña passou a aparecer na Câmara Municipal de Iruñea; mas nas últimas décadas a UPN e o PP moveram-lhe uma perseguição impiedosa, retirando-a dos gabinetes dos grupos municipais, batendo naqueles que a queriam mostrar no txupinazo das festas, atacando um vereador por levar uma T-shirt com a bandeira estampada e, agora, gastando enormes recursos [do erário público] para identificar e punir os "Arrantzale Bizardunak"».

Face às atitudes antidemocráticas de UPN e PP, o LAB enfatizou o direito dos navarros a exibirem os seus símbolos e a reivindicarem a sua identidade, e fez um apelo à participação na kalejira que amanhã terá lugar ao meio-dia na capital do país. / Fonte: LAB via ateakireki.com  

MOBILIZAÇÃO EM IRUÑEA A FAVOR DAS LIBERDADES E CONTRA A REPRESSÃO SOBRE «TUDO O QUE É BASCO»
Os seis detidos denunciaram «a caça às bruxas» da UPN contra «tudo o que é basco» e a violação dos seus direitos neste processo. Os seis detidos acusados de serem os «arrantzale bizardunak / pescadores barbudos» que colocaram uma ikurriña gigante frente à Câmara Municipal de Iruñea, no txupinazo das festas de San Fermin deste ano, denunciaram «a caça às bruxas» da UPN contra «tudo o que é basco» e a violação dos seus direitos neste processo.
Para além disso, expressaram a sua solidariedade aos jovens acusados de terem levado uma ikurriña para a praça no txupinazo das festas de 2010 e convidaram as pessoas a participar na marcha deste sábado em Iruñea, que partirá às 12h00 da Deputação. / Fonte: ateakireki.com