A Polícia espanhola prendeu hoje de manhã seis pessoas em Iruñea, acusando-as de provocar «desordens públicas». Inicialmente, as detenções foram associadas ao «muro popular» construído este domingo na Nabarreria em solidariedade com Luis Goñi. Mais tarde, a Delegação do Governo espanhol em Nafarroa informou que a acção policial estava relacionada com a grande ikurriña que foi pendurada no dia do txupinazo dos sanfermines mesmo em frente à fachada da Câmara Municipal da capital navarra - uma acção que levou a que as festas começassem com vinte minutos de atraso.
Em comunicado, a Delegação confirmou a detenção de seis pessoas por um alegado «crime contra a ordem pública», em virtude dos acontecimentos de 6 de Julho.
As detenções foram efectuadas por polícias à paisana, nalguns casos de «forma violenta». Os detidos são Mikel Valdivielso, Josu Gracia, Xabi Gartzia, Natxo Barriuso, Iñigo Balbas e Iker Garzia.
Ikurriña «zuen aurpegian» 2013ko sanferminetan
Em protesto contra as detenções, às 18h00 realizou-se uma conferência de imprensa na Udaletxe Plaza, em Iruñea. / Fonte: naiz.info e ateakireki.com / Vídeo: Detenção de Mikel Valdivielso