quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Imputados por exibirem a ikurriña nos sanfermines de 2010 denunciam «verdadeiro estado de excepção»

Jovens imputados pela alegada participação na tentativa de mostrar uma ikurriña no txupinazo nos sanfermines de 2010 e para quem a justiça pede elevadas penas de prisão, denunciaram o «medo que a UPN» tem do símbolo nacional basco e a forma como a Polícia Municipal foi utilizada para reprimir quem o defende, «provocando verdadeiros momentos de pânico e tensão» no início das festas.

Numa conferência de imprensa que teve lugar na Gaztelu Plaza, em Iruñea, os jovens criticaram a perseguição que é movida em Nafarroa a um símbolo «que queria representar as liberdades». Por «terem aberto e defendido uma ikurriña nas festas de San Fermin de 2010», treze pessoas serão julgadas a 18 de Novembro, afirmaram, para em seguida denunciar a forma («violenta») como foram agredidos pela Polícia Municipal, cuja actuação provocou diversos feridos.

«Queremos manifestar a nossa solidariedade à pessoa que ficou gravemente ferida», um jovem madrileno atingido por uma garrafa que terá sido atirada contra os agentes da Polícia Municipal que momentos antes tinham carregado na praça e que levavam consigo, apreendida, uma ikurriña gigante.

O Ministério Público pede 33 anos de prisão e 150 000 euros de indemnização para todos; a acusação particular, 160 anos e 350 000 euros. Os acusados sublinharam que a origem do que se passou reside «na resposta da Udaltzaingoa à simples abertura de uma bandeira, a ikurriña».

«É a crua realidade que nos é imposta irresponsavelmente nesta cidade. Perante isto, queremos agir com responsabilidade e manifestar o seguinte: defendemos uma Iruñea que garanta os direitos de todas e todos e, como tal, em que se respeite os símbolos de todos e todas», afirmaram, tendo criticado ainda o facto de na capital navarra esses direitos «não serem respeitados da mesma forma» e «se impor um verdadeiro estado de excepção».

Sublinharam que vão continuar a trabalhar «em prol da convivência» e anunciaram que, nas próximas semanas, se vão reunir com agentes sociais, sindicatos e partidos políticos. Para além disso, convidaram todas as pessoas a participar na concentração que vão realizar dia 26 de Outubro, ao meio-dia, na Udaletxe Plaza. / Ver: ateakireki.com