domingo, 13 de outubro de 2013

Um muro popular defende Luis Goñi na Praça Nabarreria, em Iruñea

Luis Goñi apareceu na Praça Nabarreria, na capital de Euskal Herria, por volta das 14h30, e centenas de pessoas colocaram-se em redor do jovem de Barañain (Iruñerria) para o apoiar e defender.

Vestindo T-shirts cor-de-laranja ou usando ao pescoço lenços dessa cor, centenas de pessoas apoiaram o jovem de Barañain, que se encontra no centro da praça, junto à fonte. Alguns dos participantes acorrentaram-se para dificultar o acesso das Forças de Segurança.

Ao chegar, Goñi foi recebido com aplausos e com uma faixa enorme com a inscrição «Gazte bat gehiago ez!» [Nem mais um jovem!]. Em declarações à Infozazpi Irratia, o jovem de Barañain agradeceu a toda a gente que se solidarizou com a sua situação. Referiu-se também a Xabier Sagardoi, Xapo, que, depois de estar escondido como ele, foi detido há quinze dias. Falando através de um megafone, Goñi dirigiu-se a quem estava na praça para agradecer a sua presença. A praça estava cheia e o ambiente era animado, com tensão à mistura.
Ao início da tarde, havia rumores de que a Polícia se encontrava na Gaztelu plaza, ali perto, e que se preparava para intervir na Nabarreria, o que não veio a acontecer. As pessoas aproveitaram então para recuperar as forças, também com o apoio solidário dos donos de algumas tabernas da zona, que andaram a distribuir sandes.

Também ao início da tarde, pôde-se ouvir vários bertsolaris e cantautores. O muro popular em defesa de Goñi tornou-se um novo Askegunea [espaço livre], a partir do qual se fez um apelo para que mais gente  aparecesse.

Por outro lado, os 40 jovens que amanhã começam a ser julgados no tribunal especial espanhol, no âmbito do processo 26/11, entraram nos autocarros e partiram para Madrid.

Por volta das 18h30, Goñi deu uma conferência de imprensa, em euskara e castelhano. Ao fim da tarde, repetiu-se o apelo - «venha mais gente para Iruñea, para o Askegune da Nabarreria» - e foi divulgada a informação de que a «Assembleia da Nabarreria» tinha decidido preparar-se para passar a noite no local. Pediu-se material diverso e que alguns médicos e enfermeiras se dispusessem a passar ali a noite.
O ambiente continuava animado, com gaiteiros a tocar e uma roda de gente a dançar a Larrain dantza à volta da fonte. / Ver: naiz.info / Fotos: Muro popular em apoio a Luis Goñi na Nabarreria  

MILHARES NA MARCHA DESOBEDIENTE
Apesar das proibições impostas pela Câmara Municipal de Iruñea, milhares de pessoas participaram na marcha desobediente convocada para apoiar Luis Goñi, jovem de Barañain que decidiu esconder-se desde que o Supremo Tribunal confirmou a sua condenação a seis anos de prisão por pertencer à Segi, que lhe fora imposta pela AN espanhola.
A manifestação, que partiu por volta das 12h20 dos cinemas Golem, terminou frente ao Monumento aos Foros, no Passeio de Sarasate, que estava cheio de gente. Goñi tinha anunciado que voltaria a aparecer em público no final da manifestação e a presença policial era bastante significativa. Foi, de resto, uma constante ao longo do dia: polícia e mais polícia, antes e depois da marcha desobediente, nas ruas da capital navarra.  

Declarações de vários participantes na mobilização Ver: naiz.info / Fotos: Marcha desobediente de apoio a Luis Goñi