sábado, 12 de outubro de 2013

Milhares de pessoas nas ruas de Bilbo dizem não à reforma educativa do PP

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Bilbo em protesto contra a nova reforma educativa aprovada pelo Governo espanhol. Diversos agentes que trabalham no sector da Educação, como sindicatos, colectivos e partidos políticos, reclamaram um modelo próprio para Euskal Herria.

A manifestação começou por volta das 17h30 no Sagrado Coração, convocada por diversas organizações ligadas à Educação, que vêem a LOMCE como um retrocesso. Reivindicam o direito a construir um modelo educativo próprio e sem ingerências, no qual, entre outros aspectos, o estatuto do euskara não seja atacado.

Milhares de pessoas responderam à convocatória e participaram nesta acção de protesto, que teve como lema «Euskal Herrian gure hezkuntza eraiki! LOMCEri ez!» [construir a nossa educação em Euskal Herria! Não à Lomce!].

Entre os participantes contavam-se o deputado da Amaiur Xabier Mikel Errekondo; Oskar Matute, Pello Urizar, Rebeka Ubera, Maribi Ugarteburu ou Marian Beitialarrangoitia (EH Bildu); representantes de diversos sindicatos e de associações de ikastolas, de professores e de estudantes, como Ikastolen Elkartea, Ikasle Abertzaleak ou Nafarroako Ikastetxeetako Zuzendarieen Elkartea. Também se viam muitos pais e mães com os seus filhos.

Joxe Mari Auzmendi, antigo professor e coordenador da revista educativa publicada em euskara Hik Hasi, foi o porta-voz dos convocantes, tendo afirmado que a marcha teve três objectivos: primeiro, «mostrar que somos totalmente contra a LOMCE, porque as suas consequências são muito más para as nossas escolas e para o nosso trabalho diário, que vai ser bastante dificultado».

O segundo: pedir aos governos de Lakua e Iruñea «que não apliquem a nova lei e que façam tudo o que for possível para a evitar».

O terceiro: reivindicar «o trabalho que se fez nas últimas décadas em Euskadi para construir uma nova escola, e mostrar que queremos continuar nessa linha».
Para estes grupos, a reforma do PP é «centralizadora, doutrinante, uniformizadora, regressiva segregacionista e elitista». / Ver: naiz.info / Fotos: Marcha contra a «Lei Wert» (Berria / naiz.info)

Ver também: «Milaka lagunek ezezkoa eman diote Bilbon "Wert legeari"» (Berria)