segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A Polícia interveio na Nabarreria com grande violência e prendeu Luis Goñi

Um enorme dispositivo da Polícia espanhola apareceu na Praça Nabarreria pouco antes da 1h30 e, recorrendo a uma violência desmedida, afastou em poucos minutos as pessoas presentes no muro popular que rodeava Luis Goñi, prendendo-o em seguida. 
A intervenção policial provocou um número indeterminado de feridos, quase todos ligeiros, com hematomas; outros três ficaram com a cabeça aberta.
O alarme soou na Nabarreria à 1h24. A Polícia espanhola vedou os três acessos à praça e interveio de imediato. Luis Goñi, condenado a seis anos de prisão por pertencer à Segi e que ontem voltou a aparecer em público, depois de passar quase três meses escondido, foi detido e levado num carro, no meio de aplausos e gritos de apoio. O jovem foi metido na prisão de Iruñea.
Depois de levar Goñi, a Polícia ainda realizou pelo menos duas cargas, disparando balas borracha, para dispersar quem estava na praça.

Detenção de Luis Goñi na Nabarreria [Argia] Intervenção da Polícia espanhola na Nabarreria [Ateak Ireki] Intervenção da Polícia espanhola na Nabarreria [topatu.info] Ver: naiz.info e ateakireki.com / Mais fotos: detenção de Luis Goñi (ekinklik / Txirudi)  

Leitura: «¿Por qué se han llevado a Luis Goñi?», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
Una ley o una imposición queda desactivada independientemente de la represión que pueda desatar si masivamente no es acatada. La conclusión es obvia. Está en manos de la sociedad vasca desestabilizar la ley y hacerla inaplicable.