terça-feira, 8 de outubro de 2013

Paralisações do sector metalúrgico navarro em apoio aos trabalhadores da Faurecia

Numa nota, o LAB de Nafarroa afirma que o patronato de Nafarroa, «armado com a reforma laboral, continua a despedir e deteriorar as condições de trabalho de milhares de trabalhadores e trabalhadoras». Referindo-se ao caso da Faurecia-Orkoien, cujos trabalhadores estão em greve desde 19 de Setembro, «em luta pelos direitos laborais e pela defesa dos seus postos de trabalho», o LAB afirma que a sua luta é a luta de todos e que a defesa do emprego em cada uma das empresas depende do apoio de toda a classe trabalhadora. Por isso, o sector metalúrgico do LAB Nafarroa convocou paralisações de duas horas (4h00-6h00 / 12h00-14h00 / 14h00-16h00) para esta quinta-feira, 10.

DELEGAÇÃO DO LAB VISITA CENTRAL DE TRABALHADORES DE CUBA
Uma delegação do LAB, composta pela secretária-geral, Ainhoa Etxaide, e pelos secretários de Formação, Jagoba Zulueta, e de Relações Internacionais, Igor Urrutikoetxea, deslocou-se recentemente à Ilha, a convite da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), central sindical com mais de 3 milhões de filiados e uma das mais importantes da América Latina e Caraíbas.

Com esta visita, o sindicato abertzale procurou conhecer em primeira mão o momento actual em Cuba, onde se discute o anteprojecto do novo Código do Trabalho, bem como explorar possibilidades de colaboração com a Escola Lázaro Peña ao nível da formação. O LAB manteve reuniões bilaterais com diversos representantes da central sindical cubana, foi informado sobre o seu próximo congresso, que terá lugar no início de 2014, e divulgou a situação política, económica, social e sindical de Euskal Herria. Visitou ainda o periódico Trabajadores e uma cooperativa. / Ver: LAB