Milhares de pessoas foram ontem até Tolosa participar na edição deste ano da Kilometroak (festa das ikastolas de Gipuzkoa), organizada pela Laskorain Ikastola com o lema «Ahora!» [para a boca! - o euskara tem de passar dos livros, das gramáticas, da cabeça, do coração para a boca]. A edição de 2014 será em Orio.
A jornada festiva começou às 9h00 com a recepção aos representantes institucionais e políticos - que decorreu no novo edifício da ikastola Laskorain -, após a qual os presentes se dirigiram para o Parque Zabalarreta, onde teve lugar a sessão de abertura.
Às 9h30, Emeterio Zaldibia, director da Laskorain durante quase dezasseis anos, cortou a fita, num acto espectacular a nível artístico e no qual tomaram a palavra diversos representantes institucionais e educativos.
Estiveram presentes diversas figuras políticas. Ibai Iriarte (Bildu), autarca da antiga capital de Gipuzkoa, felicitou os organizadores e todos os que trabalharam um ano inteiro para se construir a festa de ontem. Ainda assim, recordou que à festa se junta a reivindicação, pois «ainda existem nuvens negras» como a Lei Wert, a zonificação em Nafarroa ou os «ataques» às ikastolas em Iparralde.
No arranque da jornada, a organização fez questão de homenagear o já referido Emeterio Zaldibia; no final da homenagem, os actuais responsáveis da Laskorain passaram o testemunho que receberam há um ano a representantes da Orioko Herri Ikastola, que serão os anfitriões da próxima edição da Kilometroak.
Com o tempo a ajudar, ao longo do dia milhares de pessoas acorreram a Tolosa, participando nas múltiplas actividades propostas ao longo do percurso de sete quilómetros e assistindo aos muitos concertos programados. / Fontes: naiz.info e agências / Fotos: Kilometroak Tolosan (naiz.info, Berria, kilometroak)