segunda-feira, 12 de maio de 2014

A resposta firme da população impede um acto fascista em Erronkari

O povo de Erronkari respondeu com firmeza ao acto que o colectivo Hispania Verde - grupo ligado ao fascista Movimiento Social Republicano (MSR) - pretendia realizar este domingo frente à Câmara Municipal de Erronkari (Nafarroa), com o pretexto da reintrodução do urso pardo nos Pirinéus.

Indivíduos de estética neonazi, escoltados pelos GAR da Guarda Civil, apareceram na localidade com paus e foram recebidos por dezenas de habitantes de Erronkari e de localidades próximas, que se concentraram com o lema «Contra el fascismo, Erronkari tinko» [Erronkari firme] e fizeram ouvir palavras de ordem como «utzi pakean, alde hemendik» [deixem-nos em paz, vão-se embora], «van de ecologistas pero son fascistas», «faxistak kanpora» [fascistas fora daqui] ou «que se vayan se vayan...». Também houve quem ligasse um moto-serra, que fazia um ruído ensurdecedor e silenciava os neonazis.

Pouco tempo depois de terem chegado, os fascistas viram-se forçados a retroceder e a resguardar-se atrás do frontão, de onde foram evacuados da localidade, sempre guardados e acompanhados pela Guarda Civil. Graças à pressão antifascista, não conseguiram regressar ao local onde o autocarro os tinha deixado e tiveram de caminhar por um caminho rural, rio abaixo, durante dois quilómetros.

Faxistak kanpora! Ver: ahotsa.info e naiz.info

Leitura: «Billy Joe en el aserradero», de Borroka Garaia (BorrokaGaraiaDa)
Cuando el capital se encuentra con «problemas» o en periodos de crisis, no tiene ningún empacho en echar mano del fascismo. Es una forma de ajuste que entre otros muchos factores busca neutralizar a la clase trabajadora e incluso ponerla a su servicio desviándola de sus objetivos y enemigos reales.