sábado, 10 de maio de 2014

Em Baiona, exigiu-se a libertação de Ibon Fernández Iradi

Hoje, ao meio-dia, realizou-se em Baiona (Lapurdi, EH) um cordão humano para exigir a liberdade do preso Ibon Fernández Iradi. O natural de Lasarte (Gipuzkoa) tem uma doença grave e no dia 12 um juiz vai examinar o pedido de suspensão da pena.

Cerca de 350 pessoas participaram na realização do cordão humano que, hoje, ligou a Câmara Municipal de Baiona à Subprefeitura [representação do Estado francês], para exigir a libertação de Ibon Fernández Iradi. De Lasarte, terra de Ibon, veio um autocarro, e o autarca da localidade também esteve presente. Participaram ainda na iniciativa representantes da coligação EH Bai, do sindicato LAB e da plataforma Batera, bem como membros da CDDHPB [associação de defesa dos direitos do homem no País Basco] e a deputada socialista Sylviaine Alaux, entre outros.

Os membros do Herrira falaram em frente à casa de René Cassin, que participou na criação da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Recordaram que, no próximo dia 12, um juiz irá estudar o pedido de suspensão da pena de Fernández Iradi e solicitaram a libertação do preso, tendo em conta que se encontra gravemente doente e cumpre todos os requisitos legais. Também se referiram à situação política actual e a valores democráticos e humanitários. / Ver: naiz.info e kazeta.info