quarta-feira, 28 de maio de 2014

Sindicatos e agentes sociais reivindicam em Uribe Kosta o direito dos presos a estudar

Numa conferência de imprensa que ontem deram em Sopela (Bizkaia), representantes de ELA, LAB, STEE-EILAS, Ikasle Abertzaleak, Ernai e Etxerat da comarca biscainha de Uribe Kosta denunciaram o facto de os presos políticos não poderem estudar nas universidades públicas bascas.

Segundo referiram, os estudantes presos foram expulsos na Universidade do País Basco em 2003, e ainda não foi alcançado o acordo que permita aos presos encarcerados nas cadeias espanholas ali estudar. Por outro lado, no Estado francês muitos presos bascos não se matricularam, em virtude de lhes serem recusadas as bolsas.

Os sindicatos e agentes presentes recordaram que «o envolvimento de todos é fundamental para pôr fim à grave situação dos presos e dos refugiados políticos» e, neste sentido, fizeram um apelo à participação em todas as mobilizações que esta sexta-feira, dia 30, terão lugar na comarca biscainha de Uribe Kosta em defesa do direito dos presos a estudar, sob o lema «Ikasteko eskubidearekin, ikasle presoak kalera» [Com o direito ao estudo, os estudantes presos para a rua].

As concentrações são às 19h30 em Armintza (autobus geltokia) e 20h00 em Erandio (metro geltokiko zabalgunea), em Astrabudua (Josu Murueta plaza), em Leioa (Bulebarra), em Erromo / Itzubaltzeta (Xake plaza), em Algorta (Telletxe plaza), em Berango (pilotaleku aurrean), em Sopela (Udaletxeko plaza), em Urduliz (metro geltoki parean), em Plentzia (piruli aurrean) e Gorliz (Txokoetxe tabernaren aurrean). / Ver: ukberri.net e topatu.info [aio!]

HARRIET AGIRRE FOI LIBERTADO
O preso político basco Harriet Agirre (Egia, Donostia) saiu esta terça-feira, dia 27, da cadeia de Valdemoro (Madrid), depois de decretada a sua liberdade condicional.

Agirre foi detido em 2005 na localidade francesa de Aurillac, juntamente com Idoia Mendizabal e Alberto Garmendia. Julgado e condenado no Estado francês, onde cumpriu pena, em Junho do ano passado foi extraditado para o Estado espanhol. / Ver: naiz.info e irutxulo.hitza.info