terça-feira, 20 de maio de 2014

A Câmara Municipal de Elorrio retirou as ajudas financeiras aos familiares dos presos

Em Janeiro deste ano, a Câmara Municipal de Elorrio (Bizkaia) decidiu acabar com as ajudas financeiras aos familiares dos presos a quem é aplicada a política de dispersão. Para fazer frente à situação, a Etxerat organizou uma recolha de assinaturas, que entregou hoje ao Município, após uma conferência de imprensa na localidade biscainha.

Numa conferência de imprensa hoje em Elorrio, a Etxerat anunciou que recolheu 1420 assinaturas contra a decisão do Executivo municipal, a quem pediu que mantenha as ajudas económicas enquanto a dispersão durar e assuma uma atitude activa contra essa política.

Os familiares afirmaram que nos últimos catorze anos receberam ajudas municipais para fazerem frente aos elevados gastos que lhes são impostos pela política de dispersão, com este ou com aquele partido no poder [hoje está lá o PNV, que não foi o partido mais votado, mas que se juntou aos 276 votos do PP]. «Não servia para cobrir todas as despesas, mas era bastante útil».

Recordaram ainda que a dispersão foi implementada há 25 anos e que, para além dos presos, afectou aqueles que os foram visitar: «As consequências foram graves: centenas de acidentes e dezasseis mortos». Também por isso, exigiram o fim desta «medida de excepção». / Ver: anboto.org