segunda-feira, 19 de maio de 2014

Tanta gente em Larrabetzu a correr contra a criminosa política de dispersão

Milhares de pessoas juntaram-se ontem em Larrabetzu (Bizkaia) para participar na segunda edição da Lasterbidean, uma corrida contra a dispersão dos presos políticos bascos, organizada pela Etxerat. A associação mostrou-se bastante satisfeita: «Ficou claro que foi feita com o coração e que a participação dos familiares foi ampla».

Tal como o ano passado em Oiartzun (Gipuzkoa), havia dois percursos: um mais longo, em que participaram cerca de 800 pessoas, e outro mais curto, que contou com 300 corredores (dados fornecidos pela organização). No início da corrida, os familiares cortaram correntes.

A iniciativa uniu a reivindicação ao desporto e à festa. Foi também uma edição especial pelo facto de passarem agora 25 anos desde que o Estado espanhol começou a aplicar a política de dispersão aos presos políticos bascos. / Ver: Berria e naiz.info / VÍDEO: Lasterbidean, corrida contra a dispersão (naiz.info) / FOTOS (larrabetzutik: 1 - 2 - 3)

TXOMIN LESENDE FOI LIBERTADO
O jovem de Elorrio (Bizkaia) saiu ontem da cadeia, depois de ter estado preso treze anos.
Txomin Lesende foi detido em 2000, em Donostia, acusado de participar nalgumas acções de kale borroka. Com ele, foram também detidos pela Ertzaintza outros dois elorriarras: Arkaitz Bellon, que apareceu morto na cela em Fevereiro último, e Andoni Zengotitabengoa, actualmente preso em Portugal. Julgado, foi condenado a treze anos de prisão, que cumpriu na totalidade.
Foi libertado ontem e já se encontra com os seus. Etxean dago! / Ver: anboto.org [Ongi etorri!]