quinta-feira, 8 de maio de 2014

Pais e mães de Sarriguren multados por defenderem uma escola digna para os filhos

Agora, organizam um sorteio para juntar fundos e pagar as multas impostas por Carmen Alba, a delegada do Governo espanhol: 1800 euros por participarem numa concentração não comunicada. 450 euros para cada um dos quatro pais que seguravam uma faixa na «concentração ilegal», como a define a Delegação do Governo, realizada a 28 de Novembro em Sarriguren (Nafarroa).

Quando as negociações pareciam bem encaminhadas e quase concluídas, o Departamento de Educação decidiu não avançar com a construção de uma nova escola em Sarriguren para o ano 2014-2015. Então, a 28 de Novembro, dezenas de pais e mães de alunos da Escola de Sarriguren cortaram a avenida principal da Ecocidade e a rotunda que a une a diversos pontos do anel este de Iruñea [Pamplona].

Cinco dos encarregados de educação que participavam no protesto foram multados pela Guarda Civil em 450 euros. Nas últimas semanas, a Delegação da Governo enviou-as a quatro dos cinco visados, depois de todos os recursos terem sido rejeitados.

Assim, os pais dos alunos da escola pública organizaram um sorteio, que terá lugar no dia 28 de Maio com o propósito de juntar o dinheiro necessário para fazer frente às multas. Este fim-de-semana, nas festas do bairro da Txantrea (Iruñea), já foram vendidas umas 600 rifas a um euro. Em Sarriguren, serão vendidas na escola, bem como nos estabelecimentos Mua e Ekoalde.

Na festa da Sortzen, em meados deste mês, haverá um stand para juntar dinheiro e ajudar a pagar as multas impostas a estes quatro pais. O que sobrar será destinado à luta por uma nova escola em Sarriguren.

O sorteio terá diversos prémios, como T-shirts, lenços de San Fermin, livros, CD, todos firmados por figuras da vida pública navarra (Patxi Puñal, Mochila 21, Sutagar, Patxi Irurzun, entre outros). / Ver: ahotsa.info