quarta-feira, 14 de maio de 2014

Nakba - 66 anos de opressão, 66 anos de resistência

O Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) assinala o 66.º aniversário da Nakba com uma sessão pública de solidariedade com o povo palestino no Clube Estefânia, em Lisboa, amanhã, dia 15, às 18h30.

A sessão conta com a presença de Hikmat Ajjuri, embaixador da Palestina, Maria do Céu Guerra, Miquelina Almeida, Carlos Almeida e Carlos Carvalho.

A NAKBA (Catástrofe, em árabe) refere-se à destruição da sociedade palestina, operada em 1948, para permitir a criação do Estado de Israel. Contrariamente ao slogan sionista de que o novo estado iria ser estabelecido numa «terra sem gente para gente sem terra», a Palestina era habitada, há séculos, pelos seus habitantes históricos.

A constituição do Estado de Israel, unilateralmente declarada em 15 de Maio de 1948, foi precedida e sucedida pela expulsão violenta dos habitantes do território ocupado pela força, pelo despovoamento e consequente destruição de centenas de cidades, vilas e aldeias, pela destruição de vastas extensões de árvores e terras de cultura, pelo confisco dos bens dos palestinos expulsos, tudo isto num processo que perdura até aos nossos dias.

Como consequência da Nakba, e das sucessivas guerras de ocupação conduzidas por Israel, calcula-se em mais de 7 milhões o número de palestinos refugiados ou deslocados – cerca de três quartos da população palestina. Na população mundial de refugiados, dois em cada cinco são palestinos e são, ainda, os que se encontram há mais tempo nessa situação. / Mais informação: MPPM