quinta-feira, 29 de maio de 2014

Convocam manifestação contra a privatização das caixas bascas

Diversos sindicatos e agentes sociais apresentaram em Gasteiz a mobilização que terá lugar no 21 de Junho, em Bilbo, para exigir a paralisação do processo de privatização das Caixas Bascas-Kutxabank. Em simultâneo, exige-se que estas entidades assumam uma função pública, actuem no âmbito basco, invistam em Euskal Herria e tenham um carácter social.

Os convocantes consideram que a privatização irá impedir que a poupança e o crédito sejam geridos em beneficio da sociedade no seu todo ou contribuam para criar investimento social.

Do ponto de vista institucional, anteontem, dia 27, o EH Bildu de Ezkerraldea deu uma conferência de imprensa em que afirmou que existe uma alternativa clara à privatização: «uma banca nacional e pública que promova e apoie um outro modelo económico e social na comarca de Ezkerraldea e em Euskal Herria, sendo que a sua actividade económica deve possuir um carácter eminentemente social». / Mais informação: herrikolore.org

SANDUZELAI: «PELA SAÚDE PÚBLICA»
Há mais de dois anos que os habitantes do bairro de Sanduzelai (Iruñea) e os trabalhadores do centro de saúde local se concentram nas últimas quartas-feiras de cada mês para dizer «não» aos cortes na Saúde: murrizketarik ez!.
Ontem, dia 28 de Maio, foi a última concentração da «temporada», antes da pausa de Verão. Se a plataforma que tem mantido estas mobilizações assim o decidir, a luta pelo direito à saúde pública e digna continuará depois da canícula. / Ver: Sanduzelai_Leningrado