sexta-feira, 30 de maio de 2014

Três pessoas tiveram de depor por causa da consulta sobre a independência em Etxarri

Na sequência da investigação aberta pela Procuradoria navarra, o dono do espaço onde se realizou a consulta organizada em Etxarri sobre a independência de Euskal Herria, a 13 de Abril último, teve de depor ontem no quartel da Guarda Civil em Altsasu (Nafarroa); hoje de manhã, foi a vez de dois dos promotores da consulta. Algumas das perguntas que lhes fizeram estavam relacionadas com o eventual envolvimento da Câmara Municipal (CM) na organização da jornada.
Manu Gómez, porta-voz da iniciativa A13 e uma das duas pessoas que hoje prestaram declarações no quartel da Guarda Civil de Altsasu, mostrou-se surpreendido por terem sido chamados ao quartel, sublinhando que a organização da consulta «foi completamente transparente desde o primeiro minuto».

Gómez voltou a sublinhar que a consulta sobre a independência foi uma iniciativa surgida no seio dos habitantes de Etxarri e que foram apenas estes que trabalharam para a levar por diante, sem que a CM se envolvesse em momento algum.

«A única coisa que fizemos foi permitir às pessoas que expressassem a sua opinião de forma democrática», disse, tendo ainda destacado o facto de mais de 200 habitantes terem participado na organização da consulta sobre a independência.

Gómez considera que se está perante uma tentativa de criminalização da consulta e que se está a perseguir uma dinâmica democrática que está a abrir caminho em Euskal Herria. / Ver: naiz.info e Berria