terça-feira, 27 de maio de 2014

A UPN utiliza a crise como desculpa para atacar o euskara

Organizações que trabalham na defesa da língua navarra afirmam que, pese embora estarem contempladas no orçamento, as verbas destinadas à promoção do euskara não estão a chegar ao seu destino. Hoje, alguns desses organismos concentraram-se frente ao Parlamento de Nafarroa em protesto contra a política linguística do Governo da UPN.

Se até 2012 os recursos económicos destinados pelo Governo aos projectos que trabalham em prol da normalização do euskara tinham sido «insuficientes», o que se passou de então para cá é «inaceitável», dizem representantes destas organizações euskaltzales. «Embora estejam orçamentadas para os euskaltegis de iniciativa social, para os serviços municipais de euskara, para o programa "bertsolarismo nas escolas", entre outros, nem um só euro foi atribuído».

«E é preciso não esquecer que, nos últimos dois anos, os orçamentos não fazem qualquer referência aos meios de comunicação em euskara», criticou-se hoje na mobilização, que coincidia com a presença no Parlamento do director de Euskarabidea, Maximino Gomez.

«Para nós é claro que, por trás destas decisões, existe a malvada política que se leva a cabo contra os euskaldunes, por mais que, nos últimos tempos falem da crise ou do défice. O Governo de Nafarroa quer fazer desaparecer o euskara de todas as área», afirmaram.

Concentração em Iruñea [Ahotsa] AEK, IKA, as Entidades Locales, a Nafarroako Bertsozale Elkartea e a UEMA exigiram que as verbas contempladas no orçamento sejam «atribuídas de imediato», por forma a que os projectos referidos sejam dotados «de financiamento digno e estável». E pediram a todos os partidos representados no Parlamento que exortem o Governo navarro a alterar esta situação. / Mais informação: ahotsa.info / Ver também: Berria