domingo, 11 de maio de 2014

Milhares de pessoas manifestam-se em Iruñea em defesa da saúde pública e universal

Cerca de 4000 pessoas vieram ontem para as ruas de Iruñea manifestar-se contra a privatização e os cortes no sistema público de Saúde. Com o lema «Defendamos nuestra salud. Murrizketarik ez. Pribatizaziorik ez», os manifestantes uniram-se em torno da convocatória realizada pela Plataforma Navarra de Salud/Nafarroako Osasun Plataforma, que inclui mais de meia centena de associações, colectivos e sindicatos.

A mobilização, que contou com o apoio da Iniciativa Legislativa Municipal (ILM; promovida em 170 municípios de Nafarroa), quis denunciar a dramática situação em que se encontra a Saúde Pública, devido à gestão desastrosa da UPN, com a colaboração do PP e do PSN: colapso nas urgências, aumento das listas de espera, atrasos de cinco dias nas consultas com o médico de família, desmantelamento do sistema de assistência médica nas zonas rurais, demissões de gestores do Osasunbidea, etc. Os partidos referidos impediram ainda que a ILM fosse debatida no Parlamento navarro.

Por um serviço de Saúde público e de qualidade [Ahotsa] A manifestação terminou na Praça do Castelo, e, no acto final, exigiu-se um sistema de Saúde que seja um agente activo contra as desigualdades sociais; que abranja, com qualidade, as áreas da saúde bucodentária, mental, laboral e sexual; e que fomente a investigação. / Ver: ahotsa.info e naiz.info