quinta-feira, 22 de maio de 2014

O LAB Nafarroa critica política fiscal assente nos rendimentos dos trabalhadores

Numa acção frente ao Parlamento de Nafarroa, o LAB apontou o grave desequilíbrio da política fiscal existente no território, tendo em conta que o ano passado os cidadãos pagaram 1054,9 milhões de euros em IRS, enquanto os empresários apenas pagaram 194,3 milhões de euros em IRC.

O sindicato afirma que, se o número de empresários é bastante inferior ao das pessoas assalariadas, a riqueza gerada (representada no PIB) divide-se praticamente em partes iguais. Esta desproporção é duplamente grave: uma minoria de empresários acumula metade da riqueza produzida, mas só paga em impostos uma quinta parte do que paga a classe trabalhadora. É urgente mudar de forma radical a Política Fiscal, distribuir a riqueza e dar a volta à grave situação social e económica em que Nafarroa se encontra, aponta o LAB Sindikatua.

De acordo com o sindicato abertzale, o Governo da UPN atribui benefícios ao lucro empresarial, aos rendimentos do capital e ao grande património, e arrecada menos fazendo com que quem mais tem contribua o menos possível para o bem-estar colectivo. Com este modelo, a maioria paga e sofre: metade dos desempregados sem protecção, aumento das listas de espera na saúde, cortes nas ajudas à assistência ou no financiamento das escolas infantis, etc.

E, não contentes com isso - prossegue o sindicato -, desvia centenas de milhões de euros do erário público para os bolsos dos seus amigos, como no Canal de Navarra ou no TGV, e prepara uma reforma fiscal ainda mais injusta, com mais prendas aos empresários e às grandes fortunas.

O LAB recusa-se a aceitar que a política fiscal esteja nas mãos de uma elite política e económica que apenas zela pelos seus interesses e esquemas, e exige uma política fiscal progressiva, que deixe favorecer o capital e que persiga a fraude e a evasão fiscal; ainda, uma política fiscal própria e soberana, com capacidade para cobrar, com meios económicos para tornar efectiva uma maior justiça social, para criar emprego. / Ver: ahotsa.info