quinta-feira, 8 de maio de 2014

O município de Sopela pediu o fim imediato da dispersão dos presos

A Assembleia Municipal de Sopela (Uribe Kosta, Bizkaia) voltou a pedir ao Governo espanhol que abandone de imediato a política de dispersão dos presos políticos bascos. A proposta, apresentada pela EH Bildu, foi aprovada com os votos dos vereadores da coligação abertzale de esquerda (7) e do PNV (7). Os dois vereadores do PSE-EE e o do PP votaram contra.

Na moção aprovada denuncia-se o facto de o Governo espanhol andar há décadas a aplicar uma política que afasta os presos bascos de Euskal Herria e os dispersa; com essa política, não se violam apenas os direitos dos presos, mas também os dos seus familiares.

O município de Sopela considera que é hora de acabar com esta política prisional cruel e, em consequência, solicita às instituições competentes, incluindo o Governo espanhol, que se inicie o processo de trazer os presos para cadeias que ficam próximas das suas residências habituais. / Ver: sopela.net

Julen Fernandez foi libertado, depois de passar quase 25 anos na cadeia
O preso político natural de Laudio (Araba) foi libertado esta tarde, depois de passar quase 25 anos na cadeia; saiu da prisão de Villanubla (Valhadolide), onde passou os últimos anos.
A sua esposa foi apanhada de surpresa quando se dirigia para uma visita: ao chegar à cadeia, foi abordada por um funcionário, que lhe pediu que a acompanhasse, e, à entrada da prisão, deparou com o esposo, Julen Fernández Bernales, que a esperava com os seus pertences.
Julen foi condenado a 24 anos e oito meses de cadeia por pertença à ETA. / Ver: aiaraldea.com