
Na sessão de abertura da Herri Urrats, Paxkal Indo destacou as consequências nefastas da política linguística francesa para o euskara, que se encontra em situação dramática em Ipar Euskal Herria, tendo afirmado que, apesar de as ikastolas terem cada vez mais alunos, as dificuldades são cada vez maiores. Por isso, reivindicou uma nova lei para as ikastolas, que garanta a aprendizagem da língua basca no País Basco.
Em face das dificuldades que a Seaska, as ikastolas e o euskara (e outras línguas minoritárias) enfrentam no Estado francês, há tempos a Deputação Foral de Gipuzkoa decidiu atribuir à Seaska uma ajuda no valor de 600 000 euros; Carlos Urquijo, delegado do Governo espanhol nos territórios de Araba, Bizkaia e Gipuzkoa, levou o caso para os tribunais. Hoje, o deputado-geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, reafirmou a determinação da Deputação: «o nosso compromisso é firme e não o vamos deitar fora por causa daquilo que mandatários dos governos francês ou espanhol decretam».
Os euskaltzales [amantes da língua basca] são os protagonistas desta jornada em redor do lago Senpere. Como é costume, a Seaska preparou um programa à altura da ocasião para todos os que decidiram aparecer. Mais informação em seaska.net e herriurrats.com. / Ver: eitb.com e naiz.info / FOTOS: Herri Urrats 2014 (naiz.info)