quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dezenas de pessoas identificadas e uma imputada no «ongi etorri» a Gaizka Gañan

Meia centena de pessoas participou hoje, frente à sede do Governo de Lakua em Bilbo, numa conferência de imprensa para denunciar a acção da Polícia autonómica espanhola, ontem, em Santurtzi (Bizkaia), no acto de boas-vindas ao ex-preso político basco Gaizka Gañan.

Depois de um ongi etorri simples nas ruas da localidade, a Polícia interveio «com muitos maus modos» (empurrando os presentes e batendo nalguns deles). Os agentes formaram ainda um cordão para cortar os acessos à zona, e, de acordo com testemunhas, procederam à identificação de mais de 100 pessoas, que acusaram de «enaltecimento terrorismo» por participarem num acto «ilegal».

Hoje, veio a público a notícia de que a Polícia abriu um processo sobre o que se passou ontem em Santurtzi e que o mandou para tribunal; também foi divulgada por vários meios de comunicação a informação de que uma pessoa fora indiciada. (preso_eta_iheslariak_santurtzi)

De acordo com a agência Europa Press, a Ertzaintza identificou entre 60 e 70 pessoas no ongi etorri a Gaizka Gaiñan. Ainda de acordo com a mesma fonte, uma outra pessoa foi indiciada, sendo acusada de fazer frente aos ertzainas e de desrespeito à Polícia. (naiz.info)