
Fernando Sota foi preso após a manifestação a favor dos direitos civis e políticos que teve lugar este domingo em Tafalla e na qual participaram centenas de pessoas. O jovem, condenado pela Audiência Nacional espanhola a um ano de cadeia por ser considerado culpado de ter afixado várias fotos de presos políticos bascos nas ruas da localidade, tinha-se escondido logo após a publicação da sentença e do mandado de busca e captura, e apareceu hoje no coreto da praça principal de Tafalla, onde se procedia à leitura do comunicado da mobilização.
Sota agradeceu o apoio que lhe foi dado ainda antes de um grupo de agentes antimotim entrar na praça e começar a malhar nas pessoas ali presentes. Gerou-se uma grande tensão e Fernando Sota decidiu descer do coreto e entregar-se aos militares espanhóis, que o meteram numa viatura e o levaram, enquanto as pessoas lhe diziam palavras de incentivo, o abraçavam e se insurgiam contra a presença das forças de ocupação.
Depois de a Benemérita se ir embora, o acto solidário terminou com intervenção de familiares de Sota e com a actuação de Fermin Valencia, que cantou «Si canta Tafalla canta Euskal Herria». / Ver: ahotsa.info e naiz.info
Manifestação em Tafalla e detenção de Sota [Ahotsa] VÍDEO: detenção de Sota / FOTOS: manifestação e detenção de Sota (ekinklik.org / ahotsa.info)