quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A censura atacou os murais de Altsasu pela madrugada

O ataque ocorreu esta madrugada e a localidade navarra acordou sem os seus murais – alguns deles «históricos», registados pela ASEH em mais do que uma ocasião. Para além de terem desaparecido murais a favor dos presos políticos bascos, foi também eliminado um Arrano Beltza que se encontrava na praça junto à inscrição «Independentzia-Sozialismoa». Habitantes da localidade disseram ao hitzondo.net que o trabalho foi feito por pessoas não identificadas e protegidas pela Polícia Foral.
Este novo «ataque à liberdade de expressão», como é apontado pelo portal do Vale de Sakana, ocorreu, segundo consta, com o pretexto de se eliminar lemas que fizessem a «apologia do terrorismo». Alguns dos murais existiam há bastantes anos – embora meios de comunicação espanhóis tenham referido que a última edição do Ospa Eguna [Dia do Baza] é que esteve na origem de pintadas e murais.

A «façanha» de hoje vem juntar-se a vários episódios de repressão ocorridos em Sakana nas últimas semanas. O movimento popular anti-repressivo está alerta e em breve dará a conhecer novas iniciativas. / Ver: ahotsa.info e hitzondo.net