quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O sindicato Ikasle Abertzaleak denuncia a repressão frente ao Parlamento navarro

Centenas de estudantes juntaram-se hoje, 23, numa conferência de imprensa frente ao Parlamento de Nafarroa para denunciarem a repressão exercida sobre o movimento estudantil na sequência das mobilizações contra a LOMCE. Manifestaram-se dispostos para continuar a luta contra as reformas impostas e defender os seus direitos.

No ano lectivo passado, 250 estudantes foram identificados pela Polícia, 40 receberam multas e 26 foram detidos, afirmaram hoje, em Iruñea, representantes do Ikasle Abertzaleak. Para além disso, referiram-se à presença policial nas escolas, a maus-tratos nas esquadras e às vigilâncias a que alguns estudantes foram submetidos.

A repressão foi, neste caso, a resposta às mobilizações dos estudantes, que reagiram ao silêncio dos conselheiros da Educação na CAB e em Nafarroa depois de lhes terem pedido que suspendessem a aplicação da LOMCE e da Estratégia Universitária 2015 em Euskal Herria.

Ikasle Abertzaleak Iruñean [Ahotsa] Hoje, os estudantes deixaram claro que não se deixam intimidar pela repressão e que jamais se dobrarão face às «leis impostas pelo Estado espanhol fascista» no domínio da Educação, como a LOMCE. A sua alternativa é a construção da Euskal Eskola Nazionala, afirmaram. / Ver: topatu.info e ahotsa.info