quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A Polícia francesa prendeu um membro da Aitzina e revistou a sua sede em Baiona

Os gendarmes prenderam, esta manhã, Alex Feldman, militante e funcionário da Aitzina. Revistaram ainda a sede da organização juvenil, abertzale de esquerda do País Basco Norte em Baiona, de onde levaram material informático. Entraram também nas redacções de dois meios de comunicação e «roubaram» material.

A detenção de Alex Feldman ocorreu pelas 7h00 em Arrosa (Nafarroa Beherea). Depois de revistar a sua casa, a Polícia francesa levou-o para sede da Aitzina na capital de Lapurdi, onde efectuou mais buscas. O jovem foi levado para a esquadra do bairro de Marracq. Seria libertado à tarde.

Ao que parece, a operação está relacionada com o desaparecimento de placas em francês do território basco. A 14 de Julho último, a Aitzina levou a cabo uma acção no âmbito do feriado nacional dos franceses, retirando das estradas de Iparralde cem placas em francês e enviando-as para Paris de comboio.

Na sequências das buscas, os polícias levaram material informático da sede da Aitzina e entraram também nas redacções do ehKz.eu e da Radio Kultura, de onde «roubaram» material, segundo denunciaram numa nota.

A organização juvenil Ernai criticou a operação policial de hoje em Iparralde, lembrando que Espanha e França sempre andaram de «mãos dadas» contra a «juventude activa e organizada», recorrendo à repressão com o propósito de manter a juventude submissa e de esmagar toda a resistência à sua opressão.

Em protesto contra a operação policial e a detenção foram convocadas mobilizações para esta tarde: 18h30, frente à Câmara Municipal de Baiona, e 19h00, na ponte de Arrosa. Para amanhã, foi agendada uma conferência de imprensa, às 12h30, nas escadas de San Andres.

Acção de 14 de Julho (Aitzina) Hau ez da gurea! Isto não é nosso! / Ver: topatu.info e kazeta.info