sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Não há acordo e a greve na Bizkaibus é por tempo indeterminado

A Deputação Foral da Bizkaia e os sindicatos da Bizkaibus não alcançaram um acordo nas várias reuniões realizadas ontem e hoje, pelo que, na segunda-feira, os trabalhadores entram em greve por tempo indeterminado. Hoje, os trabalhadores realizaram a nona jornada de paralisação desde o dia 6 de Outubro.

De acordo com a EFE, na última das cinco reuniões realizadas, entre ontem e hoje, por representantes forais e sindicais, a deputação apresentou um novo documento com vista ao desbloqueamento da situação. Contudo, o encontro terminou sem se chegar a um acordo. Para os sindicatos, esta situação deve-se inteiramente à Deputação Foral, que acusam de não querer realmente resolver o conflito.

Em declarações à EFE, um representante sindical disse mesmo que a deputação «andou a gozar» e que, se na segunda-feira os trabalhadores derem início à greve por tempo indeterminado, a culpa é «única e exclusivamente» do Governo foral.

Os trabalhadores da Bizkaibus estão em luta pela manutenção dos postos de trabalho, considerando que 300 dos 1400 funcionários da empresa correm o risco de ir para a rua. Exigem à Deputação Foral da Bizkaia que assuma a defesa real do emprego, respeitando o acordo que assinou a 4 de Outubro de 2013. / Ver: argia, Berria, e naiz.info