quinta-feira, 9 de outubro de 2014

No dia da hispanidade, «Gora Euskal Errepublika!»

A Rede Independentistak convocou para domingo, 12, em Bilbo, uma mobilização/iniciativa nacional em defesa da independência de Euskal Herria e da proclamação da República Basca. Com o lema «Gora Euskal Errepublika. Bagoaz. Caminando hacia la independencia!», a mobilização começa às 11h30 e decorre entre as praças Circular e Elíptica. A data escolhida não é um acaso.

Os promotores afirmam que, no dia 12 de Outubro, não vão «celebrar hispanidade nenhuma», por ser símbolo de «repressão e massacres contra muitos povos do mundo» e representar «a negação, a imposição e os ataques» ao Povo basco. Ao invés, no domingo irão reivindicar a liberdade de Euskal Herria.

Os organizadores sublinham que não será uma mobilização típica, na medida em que assumirá um carácter dinâmico e participativo. A ideia é mostrar que a independência não é um conceito abstracto, mas que se relaciona directamente com os anseios e necessidades da maioria do Povo basco. Termos como povo, democracia, liberdade, direitos, justiça social, igualdade, protecção social, futuro, euskara, cultura basca, identidade nacional plasmam essas reivindicações, que, no entender dos organizadores, só se poderão concretizar pela via da independência.

Assim, os protagonistas da mobilização serão a juventude, as mulheres, as/os trabalhadores, as/os pensionistas, o sector agrário e pesqueiro, as/os euskarazales, o mundo da cultura, o sector da educação, que, em conjunto com as lutas diárias de outros sectores de actividade, movimentos sociais e colectivos, estão a construir o caminho para a independência e a proclamação da República Basca, defendem.

A Independentistak sarea quer que a mobilização tenha um carácter massivo e alegre, e pediu a todos os grupos musicais e de animação que queiram participar que entrem em contacto com eles – pelo telefone 943 56 18 53 ou usando o e-mail info@independentistak.net. / Ver: ahotsa.info e lahaine.org