Já passaram dez meses desde que o Supremo Tribunal espanhol anulou as licenças atribuídas à Net21 e à Radio Universidad de Navarra (RUN). Agora, a Euskalerria Irratia, que desde 1998 «luta por uma licença de transmissão», sempre atribuída pelo Governo a outras emissoras, quer «informação actualizada» sobre as licenças «desertas».
Foi em Janeiro que o Supremo tribunal espanhol confirmou a anulação da concessão das licenças às rádios Net21 e RUN, e, desde que a sentença foi tornada pública, a rádio euskaldun não recebeu mais nenhuma informação da parte do Governo de Barcina.
Assim, Mikel Bujanda, o director da rádio euskaldun, enviou um escrito ao Governo em que lhe solicita informação detalhada e actualizada relativa ao estado do processo de atribuição das licenças; quer ainda saber quais são os motivos do atraso e quais as perspectivas. «Se já tomaram uma decisão, porque esperam para a divulgar?» - questiona.
O conselheiro da Cultura do Governo de Nafarroa, Juan Luis Sánchez de Muniain, afirmou que está a cumprir a sentença e que não está a atrasar o processo de forma intencional. / Ver: argia