sábado, 11 de outubro de 2014

Grande apoio popular aos grevistas Urtzi e Telle, hoje presos

Centenas e centenas de pessoas juntaram-se na Done Petri plaza, no bairro bilbaíno de Deustu, para apoiar os jovens grevistas Urtzi Martínez e Jon Telletxea, condenados a dois anos e meio de cadeia por fazerem umas pintadas numa greve geral em 2012. Foram hoje presos pela Ertzaintza.

Pouco antes das 14h00, Urtzi e Telle apareceram na praça, e subiram de imediato para o telhado do coreto, no meio de aplausos e palavras de incentivo como «Herria zuekin» [o povo está com vocês] e «Maite zaituztegu» [gostamos de vocês]. De seguida, o coreto foi rodeado por centenas de pessoas. A Ertzaintza, que tinha seguido de perto os actos realizados na praça ao longo da manhã, não demorou a agir. Apareceram 26 furgões com agentes, que cercaram a praça e cortaram a avenida adjacente.

Viveram-se então momentos de tensão, à vista do enorme dispositivo do capital. As pessoas que rodeavam o coreto viraram as costas aos polícias e cantaram «A Internacional». Para além disso, foram constantes as palavras de apoio aos dois jovens grevistas («Grebalariak aurrera!»).

Por duas vezes, os ertzainas tentaram aceder ao coreto para prender os grevistas sem o conseguir, uma vez que a multidão, compacta, lhes impedia a passagem. Quando os polícias pediram aos presentes que abrissem um corredor, estes responderam «denok gara grebalariak» [somos todos grevistas]; viveram-se novamente momentos de tensão, com empurrões à mistura.

À terceira tentativa, com mais empurrões, alguns confrontos e duas detenções de permeio, os ertzainas conseguiram chegar ao coreto e encostar-lhe uma escada; um deles subiu e chegou à fala com Urtzi e Telle, que desceram do telhado e foram presos pouco depois - mais uma vez, no meio de muitas manifestações de apoio.

No final, um membro da plataforma Grebalariak Aske! tomou a palavra e agradeceu a todos os que se juntaram na Praça Done Petri. Para concluir a iniciativa, os presentes decidiram cantar «A Internacional» e o «Eusko Gudariak». / Ver, com muitas fotos: uriola.info 1 e 2 / topatu.info

Detenções dos jovens grevistas Urtzi e Telle (Uriola) Mais informação: boltxe.info