sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Tribunal francês adia decisão de libertar Fernández Iradi

O Tribunal de Apelação de Paris solicitou a elaboração de um novo relatório médico sobre o estado de saúde de Ibon Fernández Iradi, preso político basco encarcerado na cadeia de Lannemezan que sofre de esclerose múltipla. O tribunal agendou nova audiência sobre o caso para 26 de Março. Ontem, cerca de 150 pessoas protestaram junto à Subprefeitura de Baiona contra o adiamento da libertação. Mais logo, haverá uma mobilização em Lasarte-Oria (Gipuzkoa), de onde o preso é natural.

Com a decisão de ontem, o tribunal veio acrescentar pelo menos mais cinco meses a um processo já com dois anos: uma nova audiência ficou marcada para 26 de Março de 2015 e a decisão será (?) tomada em Abril. Numa entrevista à Info7 Irratia, a advogada Maritxu Paulus Basurko disse que, apesar de o adiamento já ser esperado, a decisão não deixou de ser «um duro golpe», acrescentando que já foram apresentados dois relatórios médicos e que, de acordo com a lei em vigor, bastava apenas um.

A advogada disse que não é comum, no Estado francês, os presos doentes serem libertados, e que, no caso de Fernández, o processo se está a arrastar demasiado. «Estão sempre a acrescentar mais elementos, e o relatório mais do que fundamenta o facto de Ibon dever estar cá fora». Sobre o estado de saúde de Ibon Fernández, a advogada disse que ele está «muito fraco»: «A doença avança; sabíamos que ia ser um caminho duro e longo». / Ver: argia