quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Proibido informar: AN espanhola intima a depor três membros do topatu.info

O tribunal de excepção volta a atacar a liberdade de expressão e de informação em Euskal Herria: três membros do projecto informativo juvenil topatu.info foram intimados a depor como acusados de «enaltecimento do terrorismo» por terem feito a cobertura informativa do acto político principal do festival Gazte Danbada, que se realizou de 29 de Março a 1 de Abril de 2013, em Urduña (Bizkaia), organizado pela Ernai. Têm de se deslocar a Madrid no dia 7, depois de um juiz lhes ter recusado a possibilidade de prestarem declarações em Euskal Herria.

A AN espanhola já tinha acusado de «enaltecimento do terrorismo» os participantes no acto pelas declarações que proferiram sobre um preso político que acabara de falecer na cadeia. Em Março deste ano, o tribunal pediu ao portal topatu.info que apagasse os vídeos, com imagens gravadas no decorrer da cobertura informativa do acto político, que continham essas intervenções e que faziam um resumo do evento.

Apesar de reconhecerem que se tratava de um ataque à liberdade de imprensa, os responsáveis do portal apagaram os vídeos, sob a ameaça judicial de encerramento da página.

Na nota de imprensa em que divulgam esta informação, os responsáveis do topatu.info afirmam que se trata de um novo caso de ataque à liberdade de imprensa e de censura em Euskal Herria, e referem a já longa lista de meios de comunicação populares bascos que Madrid mandou encerrar com toda a impunidade: Egin, Egin Irratia, Ardi Beltza, Egunkaria, Kale Gorria, Apurtu, Gaztesarea, Burlata Herria, Ateak Ireki. / Ver: argia.com e topatu.info