quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Mobilizações contra a pobreza e a precariedade laboral em Bilbo e Gasteiz

Os agentes sociais e sindicais que integram a Plataforma Gune apresentaram ontem, 15, as mobilizações que vão levar a cabo contra a pobreza e a precariedade laboral: dia 17, frente à sede do Governo de Lakua em Bilbo; dia 7 de Novembro, frente ao Parlamento de Gasteiz. Ainhoa Etxaide e Adolfo Muñoz, secretários-gerais de LAB e ELA, respectivamente, exigiram ao Governo do PNV que proceda a uma «mudança radical nas políticas orçamentais e fiscais» e que deixe de apoiar «os ricos e poderosos».

A primeira mobilização, amanhã, coincide com o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e tem como lema «Nos arrastran al empobrecimiento y la precariedad. Euskal Herria bere bidea». Na apresentação, Etxaide alertou para a necessidade de lutar contra a «normalização da pobreza», decorrente das políticas aplicadas «por quem nos governa»: defendem os interesses dos poderosos, a riqueza de uns quantos e a pobreza da maioria, e estão a evitar que os ricos paguem impostos; depois, querem que se encare a pobreza crónica com normalidade. «Isso não pode ser», disse.

A Plataforma Gune exige o fim da política de cortes e reduções nas prestações sociais e nos serviços públicos básicos, num contexto em que se agravam as situações de miséria. No mesmo sentido, considera fundamental alcançar um acordo sobre a criação de instrumentos próprios que permitam a Euskal Herria dispor de um sistema de protecção social capaz de garantir a todas as pessoas meios e recursos suficientes para terem uma vida digna, autónoma e com qualidade. / Ver: naiz.info e lahaine.org  

Comunicado da plataforma GUNE: «Nos arrastran al empobrecimiento y la precariedad. Euskal Herriak bere bidea» (boltxe.info)