segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Camas hospitalares enchem praça em Altsasu contra a incineração de resíduos

A plataforma anti-incineração 3Mugak Batera encheu o espaço junto ao Iortia Kultur Gunea com camas hospitalares, como forma de chamar a atenção para os riscos associados à incineração de resíduos na cimenteira Portland, em Olazti.

A Praça do Iortia, em Altsasu (Nafarroa), transformou-se num hospital gigante. Com esta acção, promovida pelo 3Mugak Batera, pretendeu-se denunciar as graves consequências da queima de resíduos na cimenteira em Olazti para os habitantes do Vale de Sakana e de Lizarraldea (Nafarroa), do Goierri (Gipuzkoa) e da Arabako Lautada (Araba).

A plataforma organizadora da iniciativa lembrou que os governos autónomos, responsáveis pela gestão dos resíduos, estão a pôr de lado as incineradoras como forma de lidar com os resíduos, mas ponderam a hipótese de os enviar para as cimenteiras, que poderão vir a queimar milhares de toneladas.

Para a plataforma, levar este plano por diante seria um escândalo, o mesmo que estar a enganar as populações; assim, pede aos governos que não «brinquem com questões tão sérias». / Ver: ahotsa.info e hitzondo.net